______________________
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5.11-12)
____________________________________________________
Para que os amados irmãos possam entender o estudo bíblico que vamos iniciar a partir de hoje, é necessário que saibam o que significa a palavra Galardão. Bom, talvez os irmãos não saibam, mas, é desta palavra que vem a ideia de que "a gente colhe o que a gente planta". Pois o significado de Galardão é exatamente esse: recompensa, prêmio, salário, preço, lucro, etc. E esta recompensa, ou, esse galardão, está disponível a todos. Mas que tipo de prêmio Deus oferece como galardão aos que assim fazem por merecer? Galardão e salvação são a mesma coisa? Existem tipos de galardão diferentes um dos outros? Perguntas que buscaremos responder.
1 - O que é? - Apocalipse 22.12
No texto de Apocalipse 22.12 vemos expressamente o que é o galardão. A recompensa dada a cada um segundo as suas obras. Muitos ditados populares, espalhados pelo povo, contém verdades bíblicas, que muitos não sabem que tais verdades tem origem bíblica. Tais como: "Aqui se faz, aqui se paga", "A gente colhe o que a gente planta". E filosofias e teorias seculares são feitas em cima de tais verdades, verdades defendidas por pessoas que não leem ou não acreditam na bíblia, mas usam as verdades expressas nela. Uma teoria muito famosa é a Lei da Ação e Reação, que diz que toda ação gera uma reação: se você pula, logo tende a ser puxado de novo para o chão. Mas a bíblia fala de um outro tipo de recompensa, uma recompensa não só por ações, mas também por sentimentos, emoções e todas as coisas que fazemos ou pensamos. Essa ideia é expressa também em 1 Coríntios 3.8. E aqueles que fazem o mal devem ter cuidado, pois essa lei vale pra eles na mesma intensidade (2 Samuel 3.39).
Com relação a igreja, devemos pensar no que Jesus nos ensinou em Mateus 7.12. Será que tratamos mesmo nossos irmãos como gostaríamos que nos tratassem? Amar o nosso próximo como a nós mesmos é uma ordem, mas Deus recompensa, não quem guarda a ordem por ganancia, mas por obediência, pelo prazer de obedecer e pelo amor que temos por Deus.
2 - Como receber?
Antes de qualquer coisa a ser falada sobre como receber o galardão, é necessário saber separar galardão, de salvação. Galardão é uma coisa, e salvação é outra. A salvação não vem por obras (Efésios 2.8-9), mas somente na fé em Jesus Cristo. Não há nada que possamos fazer para alcançar a salvação. Mas, as obras nos concedem outra coisa. O galardão, esse sim é aumentado por meio de ações, obras, atitudes, amor. E esse sim pode ser aumentado de acordo com o que fazemos nesta vida (Mateus 6.20).
Deus não criou as recompensas para nos fazer trabalhar mais na obra dele pensando apenas na recompensa, mas sim para que aqueles que sofrem perseguições, como Jesus nos disse, se mantivessem firmes, sabendo que o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas por amor a Cristo devemos fazer as coisas (2 Coríntios 5.14), sabendo que nosso trabalho não é vão no Senhor (1 Coríntios 15.58). Se alguém lhes disse que por ir a igreja, ajudar na obra, orar, ler a bíblia, você tem perdido seu tempo, saiba que não é verdade, seu trabalho não é vão.
3 - Existem tipos diferentes de galardão?
A palavra de Deus nos garante que existem pelo menos galardões específicos. Pois o simples fato de dar um copo de água a alguém, só por ser a pessoa um discípulo de Cristo, você não perderá seu galardão (Marcos 9.41). Mateus 10.41 também nos fala do galardão de profeta, e do galardão de justo. E provérbios 22.4 fala sobre o galardão da humildade. A ideia de galardões diferentes é expressa em 1 Coríntios 3.12-14, onde neste texto podemos ver que os fundamentos são diferentes (ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha). Diz o texto que Deus julgará as obras de sua igreja provando-as pelo fogo. Bem se sabe que o ouro, a prata e as pedras preciosas são resistentes ao fogo. Mas a madeira, o feno e a palha logo são consumidas. Outro termo importante quando se fala em galardão, é a coroa, que antigamente tinha muito valor, pois era o símbolo de reis, e era entregue como prêmio aos vencedores uma coroa de louros. Precisamos ter cuidado para não perder a oportunidade de granjear galardões celestiais (Apocalipse 3.11). Esse é o significado de colocarmos pedrinhas em nossas coroas.
Então cuidado com o que tem plantado, para que no dia da colheita não perca nem o que tens.
Conclusão:
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2.10)
(Pr. Julio Cezar da Silva Cindra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário