Tá na hora de voltar... - Mateus 2.1-20

______________________

   E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regojizaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho. 
    E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. 
   Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque já não existem. 
     Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do SENHOR apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. (Mateus 2.1-20)
_________________________________________________________

O texto acima nos fala sobre o nascimento de Jesus, que é uma passagem muito conhecida de todos. O seu nascimento, que é indicado pela estrela, que foi seguida pelos magos do oriente, que encontraram o rei da Judeia, chamado Herodes, que ficou furioso, pois pensava que Jesus iria brigar com ele por causa do trono da Judeia, e planejou matar a Jesus, e os Magos contaram o plano de Herodes para José e Maria que foram alertados por Deus para irem para o Egito, até que um dia Herodes morreu e Deus ordenou que retornassem para Israel. 
Por trás desta história tão conhecida por nós existe uma lição e um chamado. Por isso convoco aos amados que acompanhem esta palavra, e fiquem ligados para a voz de Deus e o que ela tem a nos dizer. Vamos começar então com três perguntas: Porque Herodes queria matar Jesus? Porque José e Maria fugiram para o Egito? E porque voltaram para Israel?

1 - Porque Herodes queria matar Jesus?

Este homem chamado Herodes, que era o rei da Judeia, e por isso rei dos judeus quando jesus nasceu, ficou conhecido na história como um homem sanguinário, não apenas por mandar matar os meninos no texto de Mateus 2, mas também por matar muitos de seus parentes por medo de perder o trono da Judeia.
Um outro fato curioso sobre esse tal Herodes, é que ele não era o dono legítimo do trono de Judá, primeiro por que nem judeu ele era, era idumeu. Ou seja, havia nascido num lugar chamado Edom, um reino vizinho a Judeia. E segundo porque ele tomou esse trono a força com a ajuda do Império Romano no ano 37 a.C. 
Mas, por ser um judeu convertido, não porque nasceu judeu, mas seguia a religião judaica, ele conhecia a promessa do Messias, e como todo judeu ele acreditava que o messias viria para continuar a linhagem de Davi como soberano do trono de Judá e tomar o lugar de verdadeiro rei dos judeus. Lugar esse que estava sendo ocupado por Herodes. Essa foi a causa de Herodes procurar matar Jesus, pois acreditava que Jesus era uma ameaça ao seu reinado, pois Jesus era descendente de Davi.
É interessante observar que a palavra de Deus diz, que todos nós somos pecadores, e por isso éramos, ou, estávamos escravos do pecado. Por isso quem governava a nossa vida era o diabo, mas quando alguém aceita a Jesus, o verdadeiro rei da sua vida nasce no coração e ameaça o reinado do diabo sobre a sua vida, e com certeza o diabo ficará furioso em perder o posto de rei sobre você e fará de tudo para matar Jesus na sua vida.

2 - Porque José e Maria fugiram para o Egito?

Quando Herodes se levantou contra eles, eles ficaram com medo de que Herodes fizesse mal a Jesus e a eles também. Por isso foram para o Egito, longe dos domínios de Herodes.
É interessante também lembrar que a história do povo de Deus passa pelo Egito. Pois o Egito por muito tempo prendeu, escravizou e matou muitos que eram filhos de Deus.
Isso me faz lembra que muitos que sentem que o diabo está se levantando para matar Jesus em suas vidas, procuram se refugiar nos braços do inimigo. Abandonam a igreja e vão para o mundo pensando estarem seguros lá, pensando estarem longe dos ataque do diabo,  sendo que estão se entregando aos seus braços.

3 - Porque voltaram para Israel?

Depois de um tempo no Egito, Deus mandou José e Maria voltarem para Israel porque Herodes já havia morrido e não faria mal a Jesus.
O grande problema de pessoas que um dia saíram de Israel para o Egito, ou seja, do meio do povo de Deus, para o mundo, é que elas não reconhecem a hora de voltar.
Muitos quando olham para a igreja, e toda vez que falamos em Israel estamos falando da igreja, só conseguem se lembrar das perseguições, dos tempos difíceis. Mas levante os olhos e veja, que está na hora de voltar, porque ninguém mais nos separa deste amor, ninguém mais nos separa do nosso verdadeiro rei, e maior é Jesus do que o que está no mundo.

Conclusão:

Não faça a vontade do diabo, não sufoque, não mate o amor de Jesus que um dia nasceu dentro de você! Eu não sei o que te fez fugir da igreja. E não importam quantos "Herodes" se levantaram contra você, o que importa é que o Deus que um dia libertou seu povo do Egito fazendo o impossível acontecer, está lhe chamando e dizendo: vem filho amado, eu faço o impossível para te libertar do mundo e voltar para ser meu povo, meu Israel, minha igreja, meu filho. Ei... Tá na hora de voltar...

(Pr. Julio Cezar da Silva Cindra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já está no blog o devocional desta semana!

  Clique aqui para ler agora!

Aprenda a interpretar a Bíblia!