______________________
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
(Romanos 5.1-4)
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
(2 Coríntios 4.16-18)
________________________________________________________
E aqui estamos, chegamos ao 5º passo para uma vida vitoriosa. Mas sei que se eu pudesse perguntar agora quem quer ser vitorioso, todos responderiam que querem. Mas, e se a pergunta fosse ao contrário? Se eu perguntasse quantos querem lutas, tribulações, tentações? Todos querem vitória, mas nem todos querem lutar por ela. E esse raciocínio pode ser aplicado a tudo e todos no dias atuais. Pois todos querem dinheiro, mas nem todos querem trabalhar. Todos os alunos querem passar nas provas, mas nem todos querem estudar. Toda vitória, vem de uma batalha. E é isso que aprendemos nestes textos do Apóstolo Paulo.
1- Perseverança (Não desistir)
Desistir não e uma opção pra quem quer ser um vencedor. Nem sempre o triunfo vem da primeira tentativa. Você pode não passar na primeira prova, mas se desistir nunca terá outra oportunidade de vencer. O verdadeiro campeão não é aquele que nunca perde, mas aquele que não desiste até ganhar.
Tá grande a luta? Ore! Tá estreito o vale? Ore! O inimigo se levantou contra você? Ore! Em casa não tá fácil? Ore! E aí, a vitória já chegou? Ainda não? Então não pare de lutar!
2- Experiência (Maturidade)
Só quem já passou por determinada situação é que pode falar o que é passar por aquilo. Só quem já tomou choque é que sabe o quão desagradável é colocar o dedo na tomada. Só quem se queimou é que sabe o quão perigoso é o fogo. Essas tribulações machucam, mas nos ensinam a não cometermos o mesmo erro. E ainda nos dá bagagem para orientar e aconselhar outras pessoas que estão enfrentando algo que você já enfrentou. São histórias para contar do quanto nós crescemos, do que Deus nos livrou, e do quanto aprendemos. Continue na batalha, pois você um dia ajudará alguém que está passando o que você passou.
3- Esperança (Acreditar)
Aquele que entra em uma batalha e não acredita que possa vencer, já está derrotado. É necessário acreditar na vitória, por mais difíceis que sejam as circunstâncias. Portanto mude sua forma de falar, de pensar e de agir. Esse negócio de não posso, não dá, não consigo, é palavra de derrotado. Pois "tudo é possível ao que crê!" (Marcos 9.23)
Conclusão:
Paulo já calejado das tribulações nos mostra que comparadas com a Glória de Deus, elas são leves e momentâneas, ou seja passageiras. Irmãos estejais firmes em Jesus, aquele que venceu o mundo (João 16.33) e vencerás também. Lembre-se de que por maior que seja a prova, maior é o que Deus tem preparado para você!
(Pr. Julio Cezar da Silva Cindra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário